Dicas Financeiras

3 dicas para fazer um planejamento financeiro familiar!

3 dicas para fazer um planejamento financeiro familiar!

Conheças as vantagens do planejamento familiar


Muito importante na vida de todos, o planejamento financeiro é uma maneira de organizar suas despesas de forma inteligente e funcional, visando o equilíbrio e controle das suas contas e do seu dinheiro. Para o planejamento financeiro familiar é preciso levar em conta todos os membros da família e, principalmente, seus hábitos individuais. 


Pensando nisso, separamos 4 dicas sobre planejamento para cuidar das finanças de sua família. Confira!


 


1 – Conheça as suas despesas: O primeiro passo é anotar todas as suas despesas em um papel ou planilha. Faça isso no primeiro mês do planejamento, para visualizar quais são os gastos da família e também para compará-los com os resultados dos meses seguintes. Lembre-se que existem dois tipos de despesas: as fixas e as variáveis.


As primeiras se referem aos gastos que possuem uma constância. Ou seja, que acontecem pelo menos uma vez por mês, como é o caso das contas de: água, luz, internet, alimentação, etc.


As seguintes estão relacionadas às despesas mais flexíveis, como os gastos com lazer, viagens, passeios, vestuários, entre outros.


 


2 – Reserve uma parte para emergências: Após saber quais são os seus gastos e separar uma parte da sua renda para eles, o próximo passo é pegar uma quantia para a reserva da família, que deverá ser usada para gastos inesperados. O ideal é que a reserva seja entre 4 e 8 vezes o valor mensal da renda familiar. Ela deve ser capaz de cobrir situações inesperadas como gastos com médicos, problemas no imóvel, entre outros.


 


3 – Pague sempre à vista: O cartão é prático e rápido, porém sendo mal utilizado, ele pode gerar diversas dores de cabeça. Além da tranquilidade de não precisar quitar a despesa depois, as compras à vista dão a oportunidade para que o cliente possa negociar o valor, obtendo até descontos.


Compras financiadas, excessos de parcelamentos ou até mesmo o uso desenfreado de cartões de crédito e cheque especial são ações que precisam ser evitadas.


 


Leia também: Menegalli Responde: Posso dar o carro usado como lance?




Outros assuntos

Sorteados

O que eles dizem?


Nós já entregamos mais de R$ 500 milhões em consórcios, para mais de 40.000 pessoas diferentes. Confira o que elas dizem sobre a Menegalli

Selecionamos Alguns Bons Investimentos Pra Você
Nós utilizamos cookies de terceiros. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Conheça mais sobre a nossa Política de privacidade e Política de cookies e entenda como nós nos preocupamos com os seus dados.
ACEITAR