Dicas Financeiras

Educação Financeira e a importância de ensinar essa prática para as crianças!

Educação Financeira e a importância de ensinar essa prática para as crianças!


A Educação Financeira é um assunto muito importante, e ao apresentar esse universo para as crianças, mais fácil será para elas lidar com esse assunto no futuro! Separamos algumas dicas para você explicar a importância dessa prática.

1. Apresente e explique o que é o dinheiro: apresente aos poucos o valor das coisas, de forma clara e fácil. Mostre uma nota de R$10 e ensine que com esse valor é possível comprar alguns itens, como o leite e o pãozinho. Assim, elas vão entender que cada coisa tem seu valor.

2. Ensine de onde vem o dinheiro: para eles, saber de onde vem o dinheiro é algo impensável, como se sempre estivesse ali. Por isso, explicar que se ganha esse dinheiro através do trabalho e com ele faz as compras, ensina a eles o valor do trabalho e das responsabilidades.

3. Se possível, dê mesadas para eles: elas são ótimas oportunidades de crianças maiores aprenderem a juntar dinheiro e gastar com responsabilidade. Defina valores de acordo com a idade e apresente opções para receber, seja semanal ou quinzenal e incentive a organização desse valor.

4. Explique que comprar exige escolhas: faça isso de forma gentil e firme, mas explique de forma clara que o dinheiro exige que você faça escolhas e tudo bem. Apresente cenários para determinadas compras e explique que, por exemplo, ao comprar um lanche no mercado, esse mesmo valor não poderá ser usado para comprar um brinquedo na loja, pois já foi gasto.

Leia também: 4 dicas de ouro para aproveitar o máximo do consórcio!


Outros assuntos

Sorteados

O que eles dizem?


Nós já entregamos mais de R$ 500 milhões em consórcios, para mais de 40.000 pessoas diferentes. Confira o que elas dizem sobre a Menegalli

Selecionamos Alguns Bons Investimentos Pra Você
Nós utilizamos cookies de terceiros. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento.
Conheça mais sobre a nossa Política de privacidade e Política de cookies e entenda como nós nos preocupamos com os seus dados.
ACEITAR